sábado, 12 de novembro de 2011

Escola nas Estrelas



Esse grupo de pesquisa de ensino de astronomia tem o intuito de divulgar a astronomia e cosmologia nas escolas de ensino básico através de atividades de palestras, oficinas de aprendizagem e observações astronômicas. Além disso, tem a intenção de produzir materiais didáticos auxiliares para o processo de ensino-aprendizagem.



Metodologia 

 Palestras de Divulgação de Astronomia

                Palestras dinâmicas, utilizando modelos tridimensionais e virtuais que auxiliam no entendimento do assunto, como por exemplo: globo terrestre + lâmpada + bola de isopor representando a Lua para explicação dos movimentos dos orbes celestes; base lançadora de foguete de garrafa PET para explicação do funcionamento dos foguetes; esquema representativo das distâncias relativas dos planetas ao Sol, entre outras.
 Seções no Planetário Inflável


         Aulas dentro do Planetário, um domo semi-esférico de 3,5m de altura por 6m de diâmetro, em que é feita a simulação do movimento das estrelas no céu noturno e ao longo do ano. Com isso, é possível explicar para os mais diversos públicos, de crianças, jovens, adultos e idosos de maneira bem simples o movimento dos astros e corpos celestes, orientação através do espaço e tempo, cosmologia, astronomia de posição, história da astronomia e o que a imaginação permitir.

Oficinas de Aprendizagem


            Estas   oficinas   são   utilizadas   para  confecção   de  materiais   didáticos   e   para   o  melhor entendimento do assunto estudado: construção do relógio solar; construção e uso do astrolábio; construção e uso do planisfério; medidas relativas das distâncias e tamanhos dos planetas e satélites do Sistema Solar; movimentos da Terra e Lua com uso de bolas de isopor e lâmpadas; fases da Lua e eclipses lunares e solares; foguetes de garrafa PET com água; construção de lunetas. As oficinas são do tipo  “mão  na  massa”.


Observação Astronômica

            Observações feitas na própria escola ou na FUP/UnB. O grupo possui cinco telescópios.



Pesquisa em Ensino de Astronomia

             As propostas para a pesquisa abordam a investigação da realidade escolar e a busca de soluções,  a partir  do conhecimento  já produzido na área,  embasam a pesquisa  realizada pelo licenciando e o professor em exercício. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário